Vamos Brincar‼
- Valéria Rodrigues
- 23 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de ago. de 2020
Você sabia que o simples ato de brincar com a criança contribui para o seu desenvolvimento?

De forma geral, o brincar com a criança já possui benefícios como: interação social, concentração, escolha, regras, atenção bifocal, flexibilidade mental, atenção compartilhada, imitação, comunicação, simbolização. Vendo todos esses benefícios e ainda poder proporcionar muita diversão e aumentar a conexão emocional com a criança faz com que essa atividade de torne muito mais prazerosa e indispensável.
Muitas famílias relatam que brincar com sua criança Autista é difícil, pois parece que sua criança não gosta de interação social, até porque em muitos casos é possível perceber no Autismo a falta de interesse da criança nos brinquedos e nas pessoas, a impressão que se tem é que a criança não interage com nada nem ninguém.
Mas esta é uma afirmação inadequada, muitas vezes eles querem sim interagir mas tem dificuldades, portanto quanto menos interação mais temos que estimular, ajudando a criança se comunicar e interagir com os outros. Saiba que tudo isso não significa que a criança não tenha potencialidade para interagir, porém ela precisa de uma motivação para isso, ou seja, se torne algo motivador para criança, torne a brincadeira motivadora para ela e para isso você pode utilizar reforçadores sociais (elogios, palavras de motivação) e físicos como brinquedos ou algo que a criança goste.
Podemos começar com coisas simples:
Estimular jogar a bola para várias pessoas;
Estimular em uma atividade qualquer a "minha vez" e a "sua vez";
Caso a criança brinque com brinquedos de forma disfuncional (diferente da forma que socialmente se deve brincar) podemos iniciar imitando a mesma e aos poucos aumentar esse repertório dando mais funcionalidade a brincadeira.
Mas como e por que brincar com a minha criança Autista?
Além das dicas acima, você pode iniciar uma brincadeira com as atividades de interesse da criança, mesmo que ela não brinque de forma funcional, você pode iniciar imitando o seu comportamento com o brinquedo e aos poucos aumentando este repertório. Neste momento é importante brincar de faz de conta, assim a criança aprende a simbolizar e criar situações sociais, pois quando ela brinca de faz de conta, ela precisa se colocar no lugar do personagem. E assim vamos ensaiando contextos sociais e mostrando a função dos objetos para a criança.
Não esqueça: SEMPRE estimulando a imitação, atenção compartilhada, contato visual e o compartilhar.
Comments